A resposta imune é, didaticamente, dividida em dois tipos de resposta: inata e adaptativa. Contudo, elas não são realizadas independentemente, porque são necessários processos de ativação da resposta adaptativa a partir da inata. Assinale a alternativa correta.
Questão
Estratégia MED
2023
resposta-imune-e344b4b735b
A
Linfócitos B inativadas são as células mais importantes na transição da resposta imune inata para a adaptativa porque já estão presentes no tecido e conseguem se adaptar localmente para a produção de anticorpos independente de estímulos de outras células.
B
As células dendríticas são as mais importantes na transição da resposta imune, porque estão, originalmente presentes no tecido inflamado e fagocitam vários antígenos para realizar a apresentação para os linfócitos.
C
Os macrófagos são células importantes na transição da resposta imune porque são capazes de ativar diretamente os neutrófilos, responsáveis pela apresentação de antígenos.
D
Os plasmócitos são muito importantes na transição da resposta imune porque estão presentes no plasma e apresentam sensores de inflamação. Isso os leva a migrarem para os linfonodos e ativarem diretamente os linfócitos.
E
Mastócitos são as células mais importantes para a transição para a resposta adaptativa porque, quando ativadas, degranulam e liberam uma grande quantidade de substâncias pró-inflamatórias que ativam os linfócitos.