Questão
AL - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
restrica-crescimento7935287dec
A restrição do crescimento fetal (RCF) pode ser definida como um processo capaz de modificar e restringir o potencial de crescimento do feto. Na prática clínica, é definida por meio do percentil de peso em relação à idade gestacional, sendo considerada RCF quando o peso fetal está abaixo do percentil 3 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou abaixo do percentil 10 pelo American College of Obstetrics and Gynecology (ACOG). Diante do exposto, é correto afirmar sobre este tema:
A
transtornos de nutrição não estão associados à RCF.
B
entre os fatores fetais, as anomalias cromossômicas não estão incluídas como causas de RCF.
C
a dopplervelocimetria da artéria cerebral média fetal é a única medida que pode informar o diagnóstico e o prognóstico ao mesmo tempo em que acompanha a RCF.
D
quando identificado a RCF, deve ser feita a interrupção imediata da gestação, independentemente do tempo gestacional, não havendo a necessidade de avaliar o risco de prematuridade.
E
os fatores maternos frequentemente evidenciados na prática clínica são distúrbios hipertensivos, devido à invasão trofoblástica deficiente, e, ao tabagismo, devido à exposição ao monóxido de carbono, que reduz a capacidade da hemoglobina fetal de carrear oxigênio.