A rifampicina deve fazer parte do esquema preferencial de tratamento para TB, pois possui eficácia e eficiência comprovadas e compõe esquema básico preconizado no Brasil. Quando da necessidade de uso da Rifabutina, apenas NÃO podemos aceitar que:
Questão
SP - Hospital do Câncer de Barretos - HCB
2019
Residência (Acesso Direto)
rifampicina-deve-fazer37d9af0d1e
A
sua substituição pela rifabutina deve ser criteriosa e individualizada. Considerando- se riscos e benefícios relacionados à estruturação do esquema antituberculose e a melhor opção de regime antirretroviral.
B
A rifabutina está recomendada quando for necessário manter inibidor de protease associado ao ritonavir (IP/r), no esquema antirretroviral, o que em geral ocorre nas situações de intolerância, resistência ou contraindicação aos ITRNNs.
C
A rifabutina é geralmente mal tolerada, seus efeitos adversos mais frequentes são exantema, intolerância gastrointestinal e neutropenia.
D
A rifabutina está recomendada quando for necessário associar inibidor de protease associado ao ritonavir (IP/r), no esquema antirretroviral, o que em geral ocorre nas situações de intolerância, resistência ou contraindicação aos ITRNNs.