Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2022
Residência (Acesso Direto)
risco-trombose-venosa14854b1c719
O risco de trombose venosa profunda (TVP) de membros inferiores no período pós-operatório aumenta em função do porte cirúrgico. Pacientes cirúrgicos oncológicos e ortopédicos estão entre os de maior risco de desenvolver TVP entre as diversas especialidades cirúrgicas. A respeito da TVP dos membros inferiores, analise as afirmativas.

I- Estados hipercoaguláveis congênitos hereditários e deficiência dos anticoagulantes naturais, como antitrombina, proteína C e proteína S, estão associados ao aumento de risco de TVP dos membros inferiores. 

II- A TVP dos membros inferiores (veia tibial, poplítea, femoral ou ilíaca) é o principal fator predisponente para ocorrência de embolia pulmonar. 

III- Histórico de episódios trombóticos não aumenta o risco para TVP recorrente. 

IV- A trombose em veias do sistema superficial apresenta evolução benigna na maioria dos casos e raramente evolui para TVP.

V- Um filtro de veia cava inferior deve ser colocado quando houver contraindicações para anticoagulação, podendo ser utilizado como último recurso em casos de recorrência, mesmo com anticoagulação adequada. 

Estão corretas as afirmativas
A
II, IV e V.
B
I, III e IV.
C
II, III e IV.
D
I, II e V.