Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2024
Residência (Acesso Direto)
sala-parto-asfixia98d930ba99
Na sala de parto a asfixia perinatal pode desencadear vasoconstrição periférica, hipoxemia tecidual, diminuição da contratilidade miocárdica, bradicardia e, eventualmente, assistolia. A ventilação adequada reverte esse quadro, na maioria dos pacientes. Mas, quando não há reversão é provável que a hipoxemia esteja levando à insuficiência de fluxo sanguíneo para as artérias coronárias, o que reduz a função miocárdica e compromete o fluxo sanguíneo pulmonar. Para reverter essa condição, a massagem cardíaca acompanhada da Ventilação com pressão positiva (VPP), restaura o fluxo de sangue oxigenado para o músculo cardíaco. Sobre a massagem cardíaca nessa situação, assinale a alternativa CORRETA.
A
A massagem cardíaca é indicada se, após 30 segundos de VPP com técnica adequada, a FC estiver menor que 100bpm.
B
Como a massagem cardíaca diminui a eficácia da VPP e a ventilação é a ação mais efetiva da reanimação neonatal, as compressões só devem ser iniciadas, quando a expansão e a ventilação pulmonares estiverem bem estabelecidas, com a via aérea assegurada.
C
A compressão cardíaca é realizada no terço médio do esterno e a profundidade da compressão deve englobar 1/3 da dimensão anteroposterior do tórax.
D
A ventilação e a massagem cardíaca são realizadas de forma sincrônica, mantendo-se uma relação de 5:1, ou seja, 5 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação.