Na sala de parto um recém-nascido (RN) nascerá de 26 semanas de idade gestacional (IG), com peso estimado de 760 g. A paciente é primigesta, e a gestação foi obtida por meio de fertilização in vitro (FIV), sem nenhuma intercorrência até o momento. A mãe estava em repouso há cerca de 14 horas para inibir o trabalho de parto prematuro e recebeu uma dose de corticoide. No entanto, evoluiu com bolsa rota e febre e, portanto, decidiu-se pela resolução da gestação via parto vaginal. Ao chegar à sala de parto, é necessário assegurar-se de que
Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2025
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
sala-parto-recem95481ba343
A
haverá no mínimo mais um profissional de saúde que prestará assistência direta ao RN, a temperatura da sala encontra-se entre 23-25 ºC e há um reanimador manual neonatal (balão auto inflável) e um ventilador mecânico manual com peça T com circuitos próprios.
B
a monitorização imediata do RN deve incluir apenas oximetria de pulso, sem necessidade de monitoramento contínuo da frequência cardíaca, pois o controle do oxigênio administrado é suficiente para avaliar a estabilidade respiratória do recém-nascido.
C
o uso de corticoterapia pós-natal deve ser iniciado imediatamente (RN < 28 semanas de gestação), independentemente das condições clínicas ao nascimento, visando à prevenção da displasia broncopulmonar.
D
após o nascimento, o RN deve ser aspirado imediatamente com firmeza, a fim de remover todas as secreções das vias aéreas para prevenir aspiração de mecônio, ainda que não haja presença de líquido amniótico meconial.