O sangramento digestivo alto por varizes esofágicas (VE) configura uma das complicações mais temidas da hipertensão portal como consequência da cirrose hepática. Entre as alternativas marque a que NÃO se enquadra neste contexto.
Questão
GO - Hospital e Maternidade Dona Iris - HMDI
2020
Residência (Acesso Direto)
sangramento-digestivo3389d28d8b
A
A chance de ressangramento no paciente cirrótico pode alcançar números da ordem de 70%, com mortalidade semelhante a do primeiro episódio.
B
Betabloqueadores não seletivos podem ser utilizados de forma profilática em portadores de VE de alto risco para sangramento (médio ou grosso calibre ou finas com pontos vermelhos recentes e/ou Child B ou C) reduzindo a chance do primeiro episódio.
C
O uso de betabloqueadores não seletivos é bem consagrado na profilaxia secundária do sangramento por VE associado à ligadura elástica e tem grande indicação principalmente nos portadores de asma e DPOC.
D
Pacientes com ascite volumosa ou refratária ou história de peritonite bacteriana espontânea, segundo dados recentes na literatura, podem evoluir com piora do débito cardíaco quando associado o uso de betabloqueadores não seletivos em altas doses, podendo desencadear síndrome hepatorrenal.