Os sangramentos que ocorrem na primeira metade da gestação representam uma grande porcentagem dos atendimentos nas emergências gineco-obstétricas. A respeito desse diagnóstico diferencial e do respectivo manejo, assinale a alternativa correta.
Questão
DF - Hospital Santa Marta - HSM
2023
Residência (Acesso Direto)
sangramentos-que31b68b1eab
A
Atraso menstrual associado a queixa de dor abdominal ou pélvica, com ou sem sangramento vaginal, deve suscitar a hipótese diagnóstica de gestação ectópica.
B
Exame especular revelando sangramento leve a moderado e colo uterino entreaberto com eliminação de material sugestivo de restos ovulares permitem o diagnóstico de abortamento em curso, que deve ser sempre imediatamente abordado com conduta ativa, por meio de aspiração manual intrauterina (AMIU).
C
Uma dosagem sérica de beta hCG no contexto de sangramento no primeiro trimestre gestacional, com níveis superiores a 100.000 mUI/mL, deve sempre suscitar a hipótese diagnóstica de abortamento, sem pensar em doença trofoblástica gestacional.
D
Nos casos de ameaça de abortamento, evidencia-se colo uterino aberto com saída de restos ovulares ao exame especular, bem como características de viabilidade gestacional à ultrassonografia
E
Os casos de abortamento infectado devem ser conduzidos com histerectomia pelo risco de sepse, com tratamento com antibioticoterapia posterior ao procedimento.