O sarampo permanece como uma doença endêmica em diversos continentes, tendo sido relatados 128.170 casos suspeitos, com 81.635 casos confirmados de sarampo nos primeiros cinco meses de 2018 no mundo. A região das Américas, após ter sido declarada a primeira região livre do sarampo, em 2016, registrou este ano, nos primeiros meses, 1.864 casos de sarampo em 11 países, com destaque para a Venezuela com vários casos de sarampo. Posteriormente assistimos ao retorno da doença na região Norte do Brasil, com mais de 2.000 casos até novembro de 2018. Sobre essa doença exantemática, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2019
Residência (Acesso Direto)
sarampo-permanece-como97490128f4
A
É uma doença caracterizada por febre, tosse, coriza e conjuntivite seguidas, após três a cinco dias, por um exantema de progressão crânio-caudal, de distribuição centrífuga que não poupa a região palmo-plantar.
B
Os anticorpos lgM costumam permanecer detectáveis por, pelo menos, 15 dias após o aparecimento do exantema. Destaca-se que existe possibilidade de resultados falso- negativos nos primeiros dias após o exantema e em pacientes que já receberam a vacina de sarampo.
C
As complicações mais comuns do sarampo acometem, com mais frequência, crianças pequenas e indivíduos imunocomprometidos e incluem otite média aguda, broncopneumonia, laringotraqueobronquite e diarreia.
D
A vitamina A mostrou efeito protetor, por reduzir as taxas de morbidade e mortalidade pelo sarampo em países em desenvolvimento. Dessa forma, a vitamina A deve ser administrada em dose única no momento do diagnóstico.
E
A vacina, quando administrada em indivíduos susceptíveis expostos a um caso de sarampo, desde que utilizada até nas primeiras 48 horas após a exposição, pode abortar a evolução da doença ou minimizar suas manifestações clínicas.