Uma senhora de 73 anos de idade, viúva, mora só. Apesar de independente, por causa de um problema crônico no joelho, que dificulta sua deambulação e equilíbrio, apresenta alguma dificuldade nas atividades instrumentais de vida diária (AIVD), entre elas, preparar refeições, fazer compras, fazer pequenas tarefas e reparos domésticos e sair de casa sozinha utilizando uma condução coletiva. Tem filhos que a visitam com frequência. É usuária de uma unidade básica de saúde (UBS) perto de sua casa, onde mora há 20 anos. Considerando a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de Limeira - SCML
2022
Residência (Acesso Direto)
senhora-73-anos-idade9711ad1a17
A
Trata-se de uma pessoa que tem potencial para desenvolver fragilidade e, por isso, merece atenção específica dos profissionais de saúde e deve ser acompanhada com maior frequência pela equipe de saúde da UBS.
B
A equipe de saúde da UBS deve considerar a opção de conversar com os filhos para que ela passe a morar em uma instituição de longa permanência, onde possa se entreter com outras pessoas idosas.
C
Trata-se de uma usuária que pode ser classificada como frágil ou em situação de fragilidade pela idade e pelas limitações físicas que apresenta e deve ser convencida dos benefícios de ter uma cuidadora.
D
Sendo a usuária viúva, certamente tem uma pensão do marido falecido, e, assim, não reúne as condições de fragilidade e vulnerabilidade, restando aos seus filhos a responsabilidade da atenção à sua saúde.
E
Considerando que é consensual a permanência dos idosos em seus núcleos familiares e/ou domicílio habitual, é fundamental que os filhos contratem uma cuidadora ou acompanhante de idosos.