No seu ambulatório, você examina uma paciente com 23 anos, que se queixa de nervosismo, agitação, queda de cabelos e emagrecimento. Ao exame físico, constata que a paciente está taquicárdica com 120 bpm. Apresenta tumoração anterior no pescoço que, à palpação, sugere um aumento difuso da glândula tireoide e expressa uma exoftalmia moderada. Não existem outras alterações dignas de nota. Diante deste quadro, sua hipótese diagnóstica principal, a hipótese diagnóstica secundária a ser descartada e condutas propedêutica e terapêutica são, respectivamente:
Questão
RJ - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG)
2014
Residência (Acesso Direto)
seu-ambulatorio-voce81dc7fb860
A
Doença de Plummer; câncer da tireoide; provas de função tireoidiana, ultrassonografia, cintilografia e punção por agulha fina com citologia; tratamento para compensação clínica com propiltiouracila e propranolol; lobectomia com istmectomia.
B
Doença de Hashimoto; doença de Plummer; provas de função tireoidiana, cintilografia e punção por agulha fina com biópsia; tratamento com levotiroxina.
C
Bócio nodular atóxico; doença de Graves; provas de função tireoidiana, cintilografia e punção por agulha fina com biópsia; tratamento com levotiroxina.
D
Adenoma tóxico; doença de Graves; provas de função tireoidiana, cintilografia e punção por agulha fina com biópsia; tratamento com iodo radioterapia.
E
Doença de Graves; doença de Hashimoto; exames de função tireoidiana, anticorpos TRAB e TPO, ultrassonografia e cintilografia; tireoidectomia total.