Sobre a síndrome cardiorrenal, conforme a classificação de RONCO, temos as seguintes situações abaixo. Qual das alternativas não está correta?
Questão
PR - Hospital da Cruz Vermelha do Paraná - HCV PR
2012
Residência (Acesso Direto)
sindrome-cardiorrenal209963fd5a
A
Síndrome cardiorrenal aguda desenvolve-se a partir de um quadro de insuficiência renal que faz congestão venosa renal, aumento da pré-carga e pós-carga, desencadeando insuficiência cardíaca aguda.
B
Síndrome cardiorrenal crônica é quando acontece insuficiência renal em pacientes com quadro de falência cardíaca crônica, como principal fator a baixa perfusão renal crônica, desencadeando piora da taxa de filtração glomerular e aumento gradativo da creatinina.
C
Na síndrome anêmica cardiorrenal, a anemia pode ocasionar ou agravar a insuficiência renal e a insuficiência cardíaca. Sabendo-se também que a anemia por si só é o principal fator de piora da insuficiência cardíaca e renal.
D
Síndrome renocardíaca aguda é o que acontece em pacientes com insuficiência renal aguda levando à anúria, à congestão venosa, ao aumento da congestão venosa renal e à insuficiência cardíaca aguda.
E
Síndrome renocardíaca crônica é quando o paciente com insuficiência renal crônica com hipervolemia leva ao quadro de hipertrofia cardíaca e desencadeia insuficiência cardíaca crônica.