A síndrome da fragilidade (SF) vem sendo amplamente estudada nas últimas décadas, e seus conceitos vêm sofrendo modificações. Associada inicialmente com incapacidade funcional e comorbidade, hoje se sabe que ela é uma entidade à parte, na qual nem todo indivíduo frágil é incapaz ou apresenta comorbidades e vice-versa. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
ES - Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves - HEJSN
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
sindrome-fragilidade54f3c464cb
A
Síndrome da fragilidade como uma síndrome de declínio de energia que ocorre em espiral, embasado em um tripé de alterações relacionadas ao envelhecimento, composto, principalmente, por mialgias, desregulação neuroendócrina e disfunção imunológica.
B
Fried e colaboradores propuseram um teste rápido para rastreamento de indivíduos frágeis. Eles avaliaram cinco itens - força do braço, velocidade de marcha, perda de peso, exaustão física e atividade física.
C
Segundo o modelo proposto por Fried et col., os indivíduos são classificados como frágeis se apresentarem alterações em dois ou mais itens, dentre os cinco propostos para rastreio da SF.
D
Perda de peso não intencional (≥ 4,5Kg ou 5% do peso corporal no ano anterior); é um marcador físico do Fenótipo de Fragilidade.
E
Estudos identificaram que, enquanto a fraqueza muscular se manifesta no final e é reversível, a exaustão e a perda de peso são marcadores evidenciados no início do ciclo de fragilidade e indicam idosos com tendência a uma progressão rápida desse ciclo.