A síndrome metabólica é um transtorno multifatorial relacionado ao maior risco de doenças cardiovasculares e de progressão para diabetes mellitus tipo 2 e aumento da mortalidade, sendo suas manifestações principais a resistência à insulina e a adiposidade visceral. É também chamada de síndrome X ou síndrome de resistência à insulina. Acerca do tratamento da síndrome metabólica, é correto afirmar que:
Questão
Órgão
2024
Concursos para Médicos
sindrome-metabolica-e600725b167
A
A meta de perda de peso consiste em atingir um índice de massa corpórea (IMC) normal, uma vez que a perda de apenas 5-10% do peso não gera benefícios claros.
B
A liraglutida e a semaglutida, antagonistas do DPP-4, são medicamentos de uso subcutâneo que promovem maior saciedade ao retardar o esvaziamento gástrico e por meio de ação hipotalâmica, reduzindo o apetite e auxiliando no tratamento da síndrome metabólica.
C
O tratamento farmacológico da síndrome metabólica está indicado quando há falha em perder peso com o tratamento não farmacológico por 3-6 meses e IMC ≥ 27 kg/m2, na presença de comorbidades modificáveis pela perda de peso.
D
A dieta é uma importante ferramenta no tratamento da síndrome metabólica e obesidade. A dieta deve ser controlada em calorias (hipercalórica) para promover perda de peso.
E
A atividade física é contraindicada em pacientes com síndrome metabólica e obesidade, sob o risco de aumentar as chances de infarto agudo do miocárdio gerado por aumento de demanda perfusional.