Sobre síndrome nefrítica, escolha a opção CORRETA.
Questão
PI - Universidade Federal do Piauí - UFPI (Hospital Universitário da UFPI)
2017
Residência (Acesso Direto)
sindrome-nefritica727fca2de
A
Na síndrome nefrítica pós-estreptocócica, há mimetismo de estruturas do estreptococo com estruturas da membrana basal glomerular. Por isso, ocorre depósito de imunocomplexos na membrana basal glomerular, ativação do sistema complemento e lesão da membrana. Como resultado, há perda seletiva de albumina e edema generalizado.
B
A síndrome nefrítica caracteriza-se por hematúria, oligúria, hipertensão, proteinúria intensa e anasarca. Para confirmação diagnóstica, devem ser solicitados sumário de urina, função renal, ASLO e complemento sérico.
C
A melhor conduta para o paciente com síndrome nefrítica é restringir sódio, iniciar diurético e corticoide oral.
D
A síndrome nefrítica, em crianças, ocorre predominantemente como uma complicação não supurativa após infecções de pele ou orofaringe causadas por cepas nefritogênicas do Streptococo beta hemolítico do grupo A.
E
Pacientes com síndrome nefrítica pós-estreptocóccia necessitam de seguimento por longo prazo. É esperado que a oligúria normalize em 1 mês, que o complemento sérico esteja normal após 8 semanas e que a hematúria macroscópica normalize dentro de 2 anos.