A síndrome nefrótica é um conjunto de glomerulopatias caracterizada por alteração na permeabilidade da membrana glomerular, resultando em perda maciça de proteínas na urina, edema generalizado e hipoalbuminemia. Quanto à síndrome nefrótica, é CORRETO afirmar:
Questão
GO - Fundação Banco de Olhos de Goiás - FUBOG
2022
Residência (Acesso Direto)
sindrome-nefrotica-e35c65e4054
A
A doença de lesões mínimas pode ser acompanhada por depósitos de IgA glomerular. Cursam com proteinúria maciça, em que a criança não perde um número expressivo de albumina e edema importante.
B
A síndrome nefrótica primária é uma glomerulopatia menos frequente em meninos e o primeiro episódio ocorre entre 2 e 6 anos. Sua característica prevalente é a perda seletiva de albumina.
C
Na infância, a forma mais prevalente é a doença por lesões mínimas, uma síndrome nefrótica primária ou idiopática, que soma quase 90% dos casos.
D
A doença de lesões mínimas é considerada uma síndrome nefrótica pura, na qual há hematúria significativa, com sintomas hipertensivos, disfunção renal normal ou pouco alterada e, na maioria dos casos, não há alteração na função renal.