As síndromes hipertensivas são a intercorrência clínica mais comum da gestação e representam a principal causa de morbimortalidade materna no mundo. Com relação a essa síndrome, é CORRETO afirmar:
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
sindromes2942d01390
A
Hipertensão gestacional é definida como a identificação de hipertensão arterial na primeira metade da gestação, em gestante previamente normotensa, porém sem proteinúria ou manifestação de outros sinais/sintomas.
B
Pacientes com HELLP síndrome e idade gestacional até 34 semanas devem ser compensadas para instituição de medidas de maturação pulmonar fetal e aguardar essas medidas para a interrupção da gestação.
C
Pré-eclâmpsia é definida como a identificação de hipertensão arterial, em gestante previamente normotensa, a partir da 20ª semana de gestação, associada à proteinúria de pelo menos 300mg em urina de 24 horas ou disfunção de órgão alvo.
D
Os hipotensores de ação rápida, como a nifedipina ou a hidralazina, devem ser usados com pressão arterial sistólica ≥160 mmHg e/ou pressão arterial diastólica ≥110 mmHg, mesmo na ausência de sintomas.
E
Os níveis pressóricos melhoram do terceiro ao sexto dia após o parto, secundária à redistribuição líquida em pacientes no puerpério da Pré Eclâmpsia grave.