As síndromes hipertensivas intercorrentes na gestação, em especial a pré-eclâmpsia (PE), acarretam risco real e impacto significativo nos indicadores relacionados à saúde materna e infantil. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema pré-eclâmpsia:
Questão
PR - Hospital Angelina Caron - HAC PR
2022
Residência (Acesso Direto)
sindromes31b5475db9
A
O diagnóstico de PE pode ser baseado na presença de cefaleia, turvação visual, dor abdominal ou exames laboratoriais alterados como plaquetopenia, elevação de enzimas hepáticas e comprometimento renal.
B
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da PE são primigestação, história prévia ou familiar de PE, hipertensão crônica, diabetes, colagenose, raça negra, obesidade e trombofilias.
C
A PE é definida por hipertensão arterial, presença de pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, identificada pela primeira vez no primeiro trimestre da gestação.
D
Para a prevenção de PE, são considerados efetivos e recomendáveis, na prática clínica, o uso de cálcio e aspirina.
E
Eclâmpsia é a ocorrência de convulsões motoras generalizadas (tipo grande mal) em gestantes com PE. As convulsões podem ocorrer no período pré-parto (50%), durante o parto (20%) e no período pós-parto (11%-44%).