Questão
MA - Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão - SES MA
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
sindromes7034430335
As síndromes hipertensivas intercorrentes na gestação, em especial a pré-eclâmpsia (PE), acarretam risco real e impacto significativo nos indicadores relacionados à saúde materna e infantil. Além de constituir fator causal relativo às mortes maternas e perinatais, implica em limitações definitivas na saúde materna e graves problemas decorrentes da prematuridade iatrogênica associada, sendo a PE a principal causa de prematuridade eletiva no Brasil.

(FEBRASGO, 2017).

Sobre prevenção de pré-eclampsia, marque a alternativa CORRETA:
A
Não há como reduzir as chances de ocorrência no diagnóstico de pré-eclampsia. Portanto, fazem-se necessárias medidas para garantir o diagnóstico precoce e manejo adequado dessa morbidade.
B
A prevenção de pré eclampsia se faz com infusão de sulfato de magnésio em baixa dose (0,6 g/h) após dose de ataque padrão de 4 g IV.
C
O ácido acetilsalicílico (AAS) e cálcio devem ser oferecidos de forma rotineira a todas as gestantes, ainda que tenham níveis pressóricos normais.
D
A formação de espécies reativas de oxigênio estão implicados entre os fundamentos fisiopatológicos da pré-eclampsia, e por isso a Vitamina C que tem ação antioxidante, é recomendada para prevenir pré-eclampsia.
E
O uso do ácido acetilsalicílico (60 a 150 mg por dia) e do cálcio (1,5 a 2,0g por dia) são intervenções realmente benéficas em grupos de risco para o desenvolvimento da pré-eclampsia.