Uma situação de Parada Cardiorrespiratória (PCR) representa prioridade e rapidez de atendimento na prática médica. Considerando as diretrizes atuais da American Heart Associacion (AHA) sobre Suporte Avançado de Vida Cardiovascular, pode-se afirmar que:
Questão
GO - Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi - HGG
2013
Residência (Acesso Direto)
situaca-Parada337aff3cb9
A
O exame clínico é o método mais confiável para monitorar a posição adequada do tubo endotraqueal, não sendo mais recomendado a capnografia com forma de onda contínua.
B
As causas mais comuns da AESP (Atividade Elétrica Sem Pulso) são os 5 Hs (hipovolemia, hipóxia, hipo/hipercalemia, hipoglicemia, hipotermia) e 5 Ts (pneumotórax, tamponamento cardíaco, toxinas, trombose pulmonar ou coronária).
C
As vias de acesso para os medicamentos durante uma PCR, em ordem de prioridade, são: endovenosa, endotraqueal e intraóssea; devendo-se evitar esta última em crianças menores de 5 anos.
D
No algoritmo de cuidados imediatos pós-PCR do adulto, deve-se otimizar o estado ventilatório e hemodinâmico do paciente: não hiperventilar, manter a saturação de oxigênio "maior ou igual" 90% e tratar hipotensão (PA sistólica < 90 mmHg).
E
A hipotermia terapêutica é a única intervenção que mostrou ter melhorado a recuperação neurológica após uma PCR, com duração ideal de no mínimo 12 horas.