Sobre as situações relacionadas ao “A” do protocolo do ATLS®, que versa sobre o atendimento das vias aéreas com controle da coluna cervical, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2017
Residência (Acesso Direto)
situacoes-relacionadas274f40f2da
A
O deslocamento anterior da ponta da língua por diminuição do nível de consciência pode ocasionar a obstrução das vias aéreas de um paciente em decúbito dorsal e pode estar relacionado a traumatismo cranioencefálico e intoxicação exógena.
B
Quando um paciente politraumatizado estiver falando com voz clara, porém agitado, cianótico, com tiragem e taquipneia, antes de indicar prontamente a intubação, deve-se excluir o comprometimento ventilatório e fazer um exame físico torácico (B do protocolo do ATLS®).
C
Os hematomas cervicais expansivos são situações que podem rapidamente obstruir a via aérea do paciente. Nesses casos há a necessidade de apoio cirúrgico na sala de emergência para rápida descompressão do hematoma por meio de incisão local, algumas vezes seguida de cricotireoidostomia cirúrgica.
D
No trauma os pacientes usualmente não se apresentam em jejum e o risco de broncoaspiração durante a intubação orotraqueal após a sedação é alto. Uma opção para evitar a broncoaspiração é a manobra de SELLICK que é uma compressão sobre a cartilagem tireoide, com o objetivo de impedir o refluxo do conteúdo digestivo para a faringe.
E
Quando um paciente chega à sala de emergência já intubado do pré-hospitalar, considera-se que a via aérea está pérvia e deve-se o mais brevemente possível conectar o tubo endotraqueal ao respirador disponível e iniciar seu atendimento já na avaliação do “B” (ventilação).