A sobrecarga de exames e medicamentos desnecessários vêm encarecendo e, às vezes, inviabilizando sistemas de saúdes que convivem historicamente com déficits de orçamento. Ao utilizar conceitos de epidemiologia clínica, é possível otimizar diversas condutas, que estarão corretas ao considerar-se o seguinte conceito:
Questão
PB - Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW)
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
sobrecarga-exames43e2311ae0
A
A atenção primária à saúde atende a maior parte da população, com isso, mesmo as doenças de baixa prevalência neste nível têm testes diagnósticos com alto valor preditivo positivo.
B
O médico generalista, ao desenvolver uma função de filtro, piora o valor preditivo positivo das intervenções do médico especialista focal, apesar de baixar o custo dos exames.
C
A curva receiver-operating characteristic (ROC) consegue comparar dois ou mais ensaios clínicos randomizados, indicando a melhor medicação quando há baixa prevalência.
D
A razão de probabilidades consegue minimizar o efeito da prevalência no valor preditivo de um teste diagnóstico, possibilitando que mais exames se tornem padrão- ouro.
E
Os testes diagnósticos de boa acurácia, quando realizados em situações de baixa probabilidade de doença, podem contribuir para aumentar a chance de iatrogenias.