O sopro cardíaco pediátrico decorre de turbulência do fluxo sanguíneo podendo ser fisiológico ou patológico. E considerado sugestivo de sopro patológico:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Volta Redonda - SMA
2022
Residência (Acesso Direto)
sopro-cardiaco21414f9b35
A
Sopro de Still: audível no início da sístole, musical ou vibratório, melhor audível em bordo esternal esquerdo baixo, que reduz de intensidade quando o paciente muda da posição supina para sentada, comum em todas as faixas etárias.
B
Sopro sistólico aórtico: sopro sistólico de ejeção audível em bordo esternal direito alto mais frequente em crianças mais velhas e adolescentes.
C
Sopro de fluxo pulmonar: sopro sistólico de ejeção, crescendo e decrescendo, audível em bordo esternal esquerdo alto, que diminui de intensidade quando o paciente está deitado e levanta.
D
Sopro sistólico supraventricular: sopro audível em região supra clavicular, de ejeção, curto, que reduz de intensidade com hiperextensão dos ombros e é mais frequente em crianças mais velhas e adolescentes.
E
Presença de sopro holossitólico, sopro diastólico, de intensidade maior ou igual a 3+/6, presença de segunda bulha anormal ou que aumenta de intensidade com a criança sentada ou de pé.