Na suspeita de tireotoxicose o paciente deve ser submetido à anamnese e exame físico cuidadosos, no intuito de buscar o diagnóstico e estabelecer sua etiologia. Taquicardia sinusal e hipertensão arterial sistólica são comuns, e a fibrilação atrial pode estar presente, principalmente em idosos. Sinais oculares como retração palpebral, olhar fixo ou assustado e sinal de lid-lag são decorrentes da hiperatividade adrenérgica e podem ser observados em qualquer quadro de tireotoxicose. O item com erro é:
Questão
MS - Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande - SCMCG
2020
Residência (Acesso Direto)
suspeita-tireotoxicose75d8b0996c
A
Em fases iniciais da doença de Graves - DG ou do adenoma funcionante, pode ocorrer aumento isolado do T3, condição clínica denominada de “T3-tireotoxicose”.
B
Em casos suspeitos de tireotoxicose factícia (ingestão de hormônios tireoidianos), níveis séricos baixos ou indetectáveis de tiroglobulina sérica são inúteis no diagnóstico.
C
A dosagem do anticorpo antirreceptor do TSH (TRAb) é raramente necessária para o diagnóstico do hipertireoidismo de Graves, sendo indicada apenas em casos selecionados.
D
Considera-se adequado determinar os níveis de TRAb em gestantes com DG ou história médica pregressa de DG para avaliação do risco de tireotoxicose neonatal por passagem transplacentária dos anticorpos.