Questão
SP - Universidade de Taubaté - Unitau (Hospital Universitário de Taubaté)
2024
Residência (Acesso Direto)
tabela-seguir31f1d4d077
Um estudo foi realizado para avaliar a associação entre tempo de amamentação e comportamentos externalizantes na infância e na adolescência. Métodos: foram utilizados dados da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 1993. As informações sobre amamentação foram coletadas aos 12 meses. O comportamento foi avaliado aos 4 anos pelo instrumento Child Behavior Checklist (CBCL) e aos 11 e 15 anos pelo Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), ambos aplicados às mães ou aos responsáveis pela criança. Dos 5.249 participantes da coorte, foram avaliados aqueles com informações completas para amamentação e comportamentos externalizantes: 630 crianças aos 4 anos, 1.227 adolescentes aos 11 anos e 1.199 aos 15 anos. A associação entre duração da amamentação e comportamentos externalizantes foi avaliada por meio de regressão de Poisson com ajuste robusto da variância.

POTON, W.L., SOARES, A.L.G., MENEZES, A.M.B., WEHRMEISTER, F.C., GONÇALVES, H. Amamentação e comportamentos externalizantes na infância e adolescência em uma coorte de nascimentos. Rev Panam Salud Publica, 41, 2017.

A tabela a seguir apresenta parte dos resultados do estudo referido acima. Analise os dados e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA sobre as informações presentes na tabela 2 a seguir.

A
Aos 11 anos, após ajuste para fatores de confusão, as crianças que foram amamentadas por pelo menos 6 meses tiveram maior risco de hiperatividade (RR = 0,54; IC95%: 0,32 a 0,91), em comparação às amamentadas por menos de 1 mês.
B
Aos 11 anos, após ajuste para fatores de confusão, as crianças que foram amamentadas por pelo menos 6 meses tiveram menor risco de hiperatividade (RR = 0,54; IC95%: 0,32 a 0,91), em comparação às amamentadas por menos de 1 mês.
C
Aos 15 anos, embora os resultados tenham apontado na mesma direção do observado aos 11 anos, o aleitamento materno se mostrou associado a todos os comportamentos externalizantes avaliados.
D
Aos 15 anos, embora os resultados não tenham apontado na mesma direção do observado aos 11 anos, o aleitamento materno se mostrou parcialmente associado aos comportamentos externalizantes avaliados.