A taxa de fecundidade do país caiu de 6,16 filhos por mulher para apenas 1,57 filhos em pouco mais de sete décadas - de 1940 para 2014. Em contrapartida, a expectativa de vida da população aumentou 41,7 anos em pouco mais de um século. Em 1900, a expectativa de vida era de 33,7 anos, dando um salto significativo em pouco mais de 11 décadas, atingindo 75,4 anos em 2014. A seguir, observamos um gráfico que mostra não apenas o contexto atual que vivenciamos, mas também a projeção da expectativa de vida em 2050. Considerando-se o contexto atual no país, assinale a alternativa CORRETA quanto às estatísticas demográficas de homens e mulheres.
Questão
GO - Hospital Ortopédico de Goiânia - HOG
2017
Residência (Acesso Direto)
taxa-fecundidade-pais111ce146c78
A
As mulheres mantêm um estilo de vida mais saudável ao manterem-se em seus lares como donas de casa e se infiltrando cada vez menos entre a população economicamente ativa, o que contribui para uma expectativa de vida das mulheres maior em todas as faixas etárias. O fato das mulheres também terem menos filhos é um fator protetor no transcorrer de suas vidas.
B
A expectativa de vida dos homens é maior do que as mulheres em algumas faixas etárias, pelo fato de simplesmente se manterem mais ativos durante toda a vida.
C
O número de mulheres no país é maior do que de homens, visto que os homens morrem mais desde o nascimento até a idade economicamente ativa, apresentando ainda estilo de vida com maiores fatores de risco para mortes acidentais e abruptas.
D
O número de nascidos vivos tende a cair progressivamente com a mudança de estilo de vida principalmente dos homens que atualmente constituem arrimos de famílias, enquanto as mulheres têm saído cada vez mais para o mercado de trabalho, ao menos em meio período.
E
Atualmente, a proporção de mulheres no país é ligeiramente maior do que a dos homens. Porém, nota-se que o aumento na qualidade de vida vem provocando mudança nesse quadro, o que deve inverter esse número (homens passam a ser maioria) na próxima década.