Questão
MG - Hospital da Polícia Militar - HPM MG
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
terapia-clinica-para728707b27f
A terapia clínica para a obesidade grave tem sucesso limitado a curto prazo e quase inexistente a longo prazo. Quando uma pessoa está gravemente obesa, estima-se que a probabilidade de que ela perca peso suficiente apenas através da dieta e permaneça com um IMC inferior a 35 kg/m2 seja de 3% ou menos, destacando a importância do tratamento cirúrgico da obesidade grave. 

Com relação ao tratamento cirúrgico da obesidade, marque a alternativa CORRETA:
A
Portadores da Síndrome de Pickwick apresentam medida de Paco2 menor que a Pao2 na gasometria arterial, associado a um aumento na pressão da artéria pulmonar.
B
As cirurgias bariátricas laparoscópicas possuem menores taxas de infecções de feridas, hérnias incisionais e complicações tromboembólicas, se comparadas às cirurgias bariátricas por via aberta; não há, entretanto, diferença significativa nas taxas de mortalidade entre as cirurgias bariátricas abertas ou laparoscópicas.
C
Algumas vantagens de gastrectomia vertical incluem a preservação do piloro (evitando dumping e a redução dos níveis de grelina, além de redução na incidência de hérnias internas e dos casos de má absorção, se comparada ao Bypass Gástrico em Y de Roux.
D
A complicação mais significativa e específica observada depois da cirurgia de derivação biliopancreática para tratamento da obesidade é a desnutrição proteica grave, sendo necessária a reversão cirúrgica do desvio intestinal na maioria dos pacientes.