O termo palliare tem origem no latim e significa proteger, amparar, cobrir, abrigar. Essa nominação tem trazido uma nova abordagem à medicina tradicional ocidental: a de cuidar, para além de curar. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo, em relação aos cuidados paliativos pediátricos.
I. São pacientes elegíveis para cuidados paliativos pediátricos: criança em tratamento de leucemia; lactente com diagnóstico de fibrose cística; recém-nascido de mãe com infecção por HIV confirmada e não tratada na gestação; criança com osteogênese imperfeita; recém-nascido com anóxia neonatal grave.
II. Manejo da dor em paciente em cuidados paliativos deve seguir a "escada" analgésica de dor da OMS que, atualmente, preconiza o uso de pequenas doses de opioides fortes ao invés da utilização de opioides fracos (tramadol e codeína).
III. Crianças em cuidados paliativos podem apresentar necessidade de vias alternativas de administração de medicamentos. A hipodermóclise se destaca na administração de soluções e medicamentos, com absorção de medicamentos semelhante a via oral.
Estão corretas as assertivas