Os testes de triagem neonatal são uma iniciativa de saúde pública da pediatria preventiva, visto que permite a identificação de doenças e seu tratamento precocemente, além de minimizar sequelas futuras, como as neurológicas, diminuindo assim a morbimortalidade dessas crianças. Quanto aos testes de triagem neonatal, é CORRETO afirmar:
Questão
GO - Fundação Banco de Olhos de Goiás - FUBOG
2022
Residência (Acesso Direto)
testes-triagem481aed2457
A
O teste do olhinho, também denominado “Teste do Reflexo Vermelho (TRV)”, é uma triagem com o objetivo de rastrear alterações oculares com risco de desenvolver ambliopia ou deficiência visual (cegueira e baixa visão). Esse teste substitui o exame oftalmológico a que toda criança deve ser submetida nos primeiros 6 meses de vida ou, no máximo, no 1º ano.
B
O teste do coraçãozinho tem o objetivo identificar infecção no coração, que ocorre devido ao fechamento ou à restrição do canal arterial.
C
A Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) – conhecida como teste da orelhinha – deve ser realizada no momento do nascimento. Existem dois exames que podem ser realizados: um é com o uso de procedimentos fisiológicos (Pesquisa das Emissões Otoacústicas Evocadas – EOAE) e outro é a pesquisa do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE). O PEATE também indica, além das perdas auditivas cocleares, os distúrbios auditivos neurais, como o espectro da neuropatia auditiva. Devem ser sempre realizados após a triagem com PEATE.
D
O PNTN admite falso-positivo ou falso-negativo da triagem neonatal no recém-nascido no caso de mãe com hiperplasia adrenal congênita, mãe com fenilcetonúria ou hiperfenilalaninemia sem controle por dieta ou medicamentos, esteatose hepática da gravidez ou Síndrome de HELLP, deficiência de vitamina B12, deficiência de carnitina, mãe em nutrição parenteral e mãe transfundida com hemácias.