Sobre os tipos de disbasia (alteração da marcha), é CORRETO afirmar:
Questão
DF - Hospital Oftalmológico de Brasília - HOB
2023
Residência (Acesso Direto)
tipos-disbasia1155d25f34
A
Marcha espástica: essa é a característica de intoxicação alcoólica ou por barbitúricos. O paciente embriagado titubeia, cambaleia, inclina-se para diante e para trás, parecendo, a cada momento, que está prestes a perder o equilíbrio e cair. O controle sobre o tronco e as pernas fica mais comprometido.
B
Marcha vestibular: quando o doente tem paralisia do movimento de flexão do pé ao tentar caminhar, toca com a ponta do pé o solo e tropeça. Para evitar, levanta acentuadamente o membro inferior, lembrando o “passo de ganso”.
C
Marcha escavante: o paciente, para caminhar, acentua a lordose lombar e vai inclinando o tronco ora para direita, ora para esquerda, alternadamente, lembrando o andar de um pato. Observada nos pacientes com diminuição da força dos músculos pélvicos e da coxa, e também nas mulheres grávidas.
D
Marcha Parkinsoniana: o doente anda como um bloco, enrijecido, sem o movimento automático dos braços. A cabeça permanece inclinada para frente e os passos são curtos e rápidos, dando a impressão de que o doente “corre atrás do seu centro de gravidade” e que vai cair pra frente.