Questão
MG - Hospital da Polícia Militar - HPM MG
2021
Residência (Acesso Direto)
transmissa-virus529930071f
A transmissão do vírus da hepatite B (VHB), após exposição a sangue ou líquidos corporais em hospitais, representa um risco importante para o profissional de saúde, variando de 6% a 30%, a depender da natureza dessas exposições. 

Em relação à vacinação do profissional de saúde e à profilaxia após exposição, é INCORRETO afirmar:
A
Em caso de sorologia (anti-AgHBs) negativa, 6 meses ou mais após a terceira dose do primeiro esquema vacinal, deve-se administrar 1 dose vacinal e repetir a sorologia 1 mês depois. Caso persista negativa, não indicar nova vacinação (suscetível não respondedor).
B
Recomenda-se a sorologia um a dois meses após a última dose do esquema vacinal, para verificar se houve resposta satisfatória à vacina (anti-AgHBs >10 UI/L), para todos os profissionais de saúde.
C
Se o profissional de saúde vítima de acidente biológico de paciente fonte AgHBs positivo tiver a resposta vacinal desconhecida, deve-se dosar o anti-AgHBs e administrar imunoglobulina hiperimune para hepatite B, juntamente com uma dose de vacina, a depender da resposta vacinal.
D
Indivíduos com vacinação incompleta com exposição ocupacional a material biológico, considerar imunoglobulina hiperimune para hepatite B, juntamente com complementação do esquema vacinal, apenas se o paciente-fonte for AgHBS positivo.