Os transtornos de ansiedade constituem uma das principais causas de incapacidade ao redor do mundo. Como características essenciais desses transtornos, podemos citar o medo excessivo e persistente, e os mecanismos de esquiva de ameaças percebidas. Sobre a descrição dos transtornos de ansiedade conforme o DSM-5, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo).
1 - Transtorno de ansiedade generalizada
2 - Mutismo seletivo
3 - Agorafobia
4 - Fobia social
( ) Fracasso persistente para falar em situações sociais específicas em que existe a expectativa para tal (p. ex., na escola), apesar de falar em outras situações.
( ) Medo persistente e irracional de ser observado ou avaliado negativamente por outros em situações de desempenho social ou interação. Associado a sintomas de ansiedade somática e cognitiva.
( ) Os pacientes sofrem de ansiedade e preocupação excessivas, acompanhados por sintomas como inquietação, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, distúrbios do sono e fadiga.
( ) Medo em locais ou situações (p. ex., transporte público, multidões) dos quais a fuga pode ser difícil ou em que a ajuda pode não estar disponível.