Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
tratamento-fase-2-fase16388cc1ca
Em relação ao tratamento da fase 2 (fase fibrino-purulenta) do empiema pleural, assinale a alternativa CORRETA.

A
O tratamento deve ser principalmente cirúrgico, porque a coleção pleural não será desfeita com sucesso somente com drenagem pleural, devido a estar septada e não acessível por completo pelo dreno.
B
O tratamento deve ser principalmente clínico, com hidratação vigorosa, monitorização para órgãos alvos para sepse, antibioticoterapia de largo espectro, manutenção do paciente em UTI. Por ser uma infecção gravíssima e potencialmente letal, o paciente não resistirá a uma abordagem cirúrgica nesta fase, sendo sensato prévia estabilização do quadro clínico.
C
O tratamento deve ser feito sobre duas diretrizes principais, sendo uma, tratamento clínico intensivo, com antibioticoterapia de largo espectro, hidratação vigorosa, monitorização de órgãos alvos para sepse, e a outra diretriz, cirurgia de descorticação pulmonar para tratamento da coleção. 
D
O tratamento deve ser drenagem torácica aberta, através de confecção de uma pleurostomia, por ser um tratamento eficaz na limpeza da pleura, de fácil manipulação no dia a dia, podendo inclusive gerar alta hospitalar precoce ao paciente, e com solução do problema em definitivo em alguns meses.
E
O tratamento deve ser conduzido, principalmente, com antibioticoterapia de largo espectro, por ser uma complicação comum de pneumonias bacterianas ou de pós- operatórios de cirurgias abertas de tórax, não se deve poupar tempo e custos de antibióticos por ser uma infecção potencialmente letal.