Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2025
Residência (Acesso Direto)
tratamento-tuberculose387d7e93a2
DESATUALIZADA
O tratamento da tuberculose pulmonar em crianças apresenta particularidades em relação ao tratamento em adultos. Considerando as diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil, qual das seguintes afirmações sobre o tratamento da tuberculose pulmonar em crianças está INCORRETA?
A
O esquema básico de tratamento para crianças com tuberculose pulmonar sensível aos fármacos é composto por quatro medicamentos: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.
B
A rifampicina, um dos medicamentos do esquema básico, pode causar coloração alaranjada da urina, suor e lágrimas, o que deve ser informado aos pais ou responsáveis pela criança.
C
A isoniazida, outro medicamento do esquema básico, pode causar neuropatia periférica como efeito adverso, sendo necessária a suplementação com piridoxina (vitamina B6) para prevenir essa complicação.
D
A duração do tratamento da tuberculose pulmonar em crianças é geralmente mais curta do que em adultos, variando de 4 a 6 meses, dependendo da forma clínica da doença.
E
Em caso de tuberculose pulmonar resistente aos fármacos, o tratamento é mais complexo e prolongado, podendo envolver a combinação de diferentes medicamentos e a hospitalização da criança.