Sobre o tratamento medicamentoso da hipertensão arterial, é INCORRETO afirmar
Questão
SP - Universidade de Taubaté - Unitau (Hospital Universitário de Taubaté)
2018
Residência (Acesso Direto)
tratamento108897f1f2
A
Os medicamentos da classe dos alfabloqueadores agem como antagonistas competitivos dos a1-receptores pós-sinápticos, levando à redução da RVP, sem maiores mudanças no débito cardíaco. São representantes dessa classe, a metildopa e a clonidina.
B
Os mecanismos de ação anti-hipertensiva dos diuréticos relacionam-se, inicialmente, aos seus efeitos natriuréticos, com diminuição do volume extracelular. Após quatro a seis semanas, o volume circulante praticamente se normaliza, e ocorre redução da pressão arterial, por diminuição da resistência vascular periférica. São representantes desse grupo os diuréticos tiazídicos (clortalidona, hidroclorotiazida e indapamida).
C
Os bloqueadores dos canais de cálcio agem, primordialmente, proporcionandoredução da resistência vascular periférica, por diminuição da quantidade de cálcio no interior das células musculares lisas das arteríolas, diminuição essa decorrente do bloqueio dos canais de cálcio na membrana dessas células. São classificados em 2 tipos básicos: os diidropiridínicos e os não diidropiridínicos.
D
Os vasodilatadores diretos atuam relaxando a musculatura lisa arterial, levando àredução da resistência vascular periférica. Medicamentos que representam essa classe são hidralazina e minoxidil.
E
Os inibidores da enzima conversora da angiotensina são anti-hipertensivos eficazes,que têm como ação principal a inibição da enzima conversora de angiotensina I, impedindo a transformação de angiotensina I em angiotensina II, de ação vasoconstritora. São eficazes no tratamento da HAS, reduzindo a morbimortalidade cardiovascular. São medicações comprovadamente úteis em insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, no anti-remodelamento cardíaco pós-infarto, além de possíveis propriedades antiateroscleróticas. Medicamentos que representam essa classe são captopril e enalapril