O trauma torácico é responsável por 25% das mortes dos politraumatizados. Embora o tratamento destes doentes seja realizado de maneira relativamente simples, ainda assim a mortalidade continua sendo alta. Em relação ao trauma torácico é correto afirmar:
Questão
PB - Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW)
2023
Residência (Acesso Direto)
trauma-toracico-e37c5b29728
A
Os doentes estáveis em que a drenagem de tórax é o tratamento definitivo são a minoria, perfazendo apenas 15% dos pacientes atendidos nessa condição.
B
A imensa maioria dos pacientes, em torno de 60% dos casos, chegam numa condição instável, com morte iminente e os recursos a serem utilizados são de alta complexidade como a toracotomia na sala de emergência.
C
Dentre as condições com risco imediato de vida estão os doentes ruptura diafragmática traumática, com herniação gástrica, laceração esofágica e contusão pulmonar.
D
Dentre as condições de potencial risco de vida estão os pacientes com pneumotórax hipertensivo e tórax instável com contusão pulmonar.
E
O Hemotórax traumático é uma condição de fácil diagnóstico, exercido através de um exame clínico cuidadoso e uma radiografia simples de tórax e tratado definitivamente, em sua imensa maioria, apenas com a drenagem intercostal.