Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2021
Residência (Acesso Direto)
tres-fases-cicatrizaca57ca68c3b0
As três fases da cicatrização de feridas são: inflamação, proliferação e maturação. Em uma ferida grande, como uma úlcera de pressão, a escara ou exsudato fibrinoso reflete a fase inflamatória; o tecido de granulação é parte da fase proliferativa; a margem de contração ou de avanço é parte da fase maturacional.

Sobre a cicatrização, é correto afirmar que
A
as fases ocorrem de forma linear e progressiva, não podendo ocorrer de forma simultânea nem se sobrepor com seus processos individuais. Logo, numa ferida toda extensão da lesão se encontra na mesma fase.
B
a fase de proliferação se caracteriza por maior permeabilidade vascular, migração de células para a ferida por quimiotaxia, secreção de citocinas e fatores de crescimento na ferida e ativação das células migrantes.
C
o linfócito é a principal célula responsável pelo processo de cicatrização, migra para o tecido lesado entre 24 e 48 horas, orquestra a liberação de citocinas e fatores de crescimento, além de induzir a apoptose das células polimorfonucleares.
D
a reepitelizaçã o de feridas começa horas após a lesão. No início, a ferida é rapidamente selada por formação de coágulo e, então, por migração de células epiteliais (epidérmicas) através do defeito.
E
resíduos bacterianos como lipopolissacarídeos podem ativar os fibroblastos para liberar radicais livres e citocinas que medeiam a angiogênese e a fibroplasia. Fibroblastos de ferida ativados também produzem Óxido Nítrico (ON), que vem demonstrando ter muitas funções.