A tuberculose (TB) é a doença infecciosa de maior mortalidade entre as pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Em 2015, registraram-se 10,4 milhões de casos de TB em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, sendo que, destes, 11% ocorreram em portadores de HIV. A estratégia de controle de coinfecção TB-HIV está pautada no diagnóstico precoce de ambas as afecções e na garantia de tratamento adequado para o paciente, de forma oportuna. No contexto apresentado:
Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
tuberculose-TB-e-doenc764cca6069
ANULADA
A
O teste rápido molecular é a atual metodologia indicada para o diagnóstico de tuberculose, porém ele não está validado para amostras extrapulmonares.
B
As PVHIV têm de três a doze vezes mais chance de adoecer por TB que a população em geral. O tratamento de tuberculose latente está indicado aquelas com contagem de LT-CD4 < 350 céls/mm3, desde que descartada a doença ativa.
C
O tratamento antirretroviral, em caso de coinfecção TB-HIV, deve ser instituído o mais precocemente possível, concomitante ao esquema anti-TB, independentemente do nível de LT-CD4.
D
A genotipagem pré-tratamento do HIV está indicada e o esquema antirretroviral preferencial, para virgens de tratamento e coinfectados com tuberculose, é a associação de tenofovir + lamivudina + dolutegravir.