Questão
PA - Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
ultimos-anos-inumeras825dfab7fe
Nos últimos anos, inúmeras ações governamentais e não governamentais têm buscado interferir nos níveis de anemia ferropriva na população. Apesar de diferentes intervenções com o uso de medidas profiláticas, educativas, modificações ambientais e um maior interesse político, os índices de anemia seguem muito altos. Neste contexto, a utilização do Ferro elementar como estratégia preventiva, na dose de 1 a 4 mg/kg/dia, é recomendação da Organização Mundial de Saúde, assim como do Departamento de Nutrologia e Hematologia-Hemoterapia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Sobre isto, marque a resposta correta:
A
A recomendação de suplementação medicamentosa profilática de ferro em lactentes sem fator de risco, seria de 1 mg de ferro elementar/kg/dia, iniciando aos 90 dias de vida até o 24º mês de vida.
B
Não suplementação de ferro na gravidez e lactação; prematuridade e baixo peso ao nascer (< 2500g) são fatores de risco para anemia ferropriva na infância.
C
Considerando o custo dos exames e a necessidade de padronização para se identificar a fase inicial da depleção ou da deficiência de ferro sem anemia, recomenda-se, no mínimo, os seguintes exames: Hemograma e PCR (para avaliar infecção).
D
Ferro oral na dose de 1 a 4 mg de ferro elementar/kg/dia, fracionado ou em dose única, por seis meses ou até́ reposição dos estoques corporais, é o recomendado para o tratamento da Anemia Ferropriva.