Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
ultimos-casos900bab4f79
Os últimos casos de Poliomielite no Brasil ocorreram em 1989. Em 1994, o Brasil, juntamente com os demais países das Américas, recebeu da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), a Certificação de área livre de circulação do Poliovírus Selvagem do seu território. No cenário global da poliomielite, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS,2021)demostram quase 2 países (Afeganistão e Paquistão) permanecem endêmicos com circulação do polivírus selvagem.(Nota Informativa n°204/2019-SVS/ministério da Saúde, 2121). Para manter esta condição, de área livre de circulação de poliovírus selvagem no Brasil, as medidas recomendadas pela Secretaria da Vigilância de Saúde do Ministério da Saúde são:
A
Intensificar a busca ativa de casos de diarreia relacionados a déficit motor de 0 a 29 anos de idades para notificação e identificação do poliovírus selvagem e coleta de uma amostra de fezes até 14 dias do início do déficit motor.
B
Todo caso de Paralisias Flácidas Agudas, em menores de quinze anos de idade, independente da hipótese diagnóstica, deverá ter notificação obrigatória e investigação imediata com a coleta de uma amostra de fezes realizada até 14 dias do início do déficit motor.
C
Todo caso de Tetraparesia em indivíduos 15 a 29 anos de idade, independente da hipótese diagnóstica, deverá ter notificação obrigatória e investigação imediata com a coleta de uma amostra de fezes realizada até 14 dias do início do déficit motor.
D
Realizar a atualização da situação vacinal das crianças menores de um ano de idade e monitorar os casos de Paralisias Flácidas Agudas que apresentarem de diarreia nesta faixa etária com coleta de uma amostra de fezes realizada até 14 dias do início dos déficits motor.