O ultrassom no local de atendimento – Point of Care UltraSound (PoCUS) – é um exame de ultrassonografia feito com base em sintomas, em procedimentos realizados na beira do leito ou onde quer que os pacientes estejam sendo tratados. Atualmente, o uso de PoCUS por não radiologistas está sendo cada vez mais adotado no atendimento de emergência para auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico ou para descartar potencial risco de vida ou outras condições prejudiciais, bem como para a segurança da realização de procedimentos.
Considere a seguinte sequência de atendimento realizada a um paciente traumatizado.
Um homem com 30 anos de idade, vítima de acidente motociclístico, que é atendido por equipe de suporte avançado do SAMU, queixa-se de dor em hemitórax direito e falta de ar e está com os seguintes sinais vitais: PA = 100 x 60 mmHg, FR = 26 irpm, FC = 110 bpm, saturação de O2 = 91 % e Glasgow = 11. Apresenta também ferimento cortocontuso de 4 cm na coxa esquerda, sem sangramento ativo, de onde é retirado um pedaço de vidro. A Central de Regulação de Urgência orienta o transporte do paciente para hospital secundário. Na admissão hospitalar, há rebaixamento do nível de consciência (Glasgow = 8), sendo o paciente intubado. Devido à ausência de murmúrio vesicular e hipertimpanismo do hemitórax direito, é realizada a punção no 5.o espaço intercostal na linha axilar média com saída de ar e subsequente drenagem pleural no mesmo local, normalizando-se a frequência respiratória com saturação de O2 de 95 %. A reposição volêmica de 1 000 mL de ringer lactato normaliza os parâmetros hemodinâmicos (PA = 120 x 70 mmHg e FC = 98 bpm). Foram realizadas as sondagens nasogástrica e vesical devido à ausência de contraindicações. Ao exame físico, nota-se uma fratura fechada de tíbia e fíbula do lado direito. A tomografia computadorizada de crânio apresenta-se normal e a de abdome mostra lesão hepática grau II (pequena laceração em lobo esquerdo) com moderada quantidade de líquido livre na cavidade peritoneal. Realiza-se, então, a punção de veia jugular interna direita do paciente antes de sua transferência para internação na Unidade de Terapia Intensiva.
Com base nas informações e na sequência de avaliação primária ao traumatizado, explique como o PoCUS poderia ter sido utilizado em cada uma das etapas abaixo (ABCDE), tanto para auxílio diagnóstico quanto para segurança nos procedimentos.
(A) Vias aéreas (A) (valor: 1,0 ponto).
(B) Ventilação (B) (valor: 2,0 pontos).
(C) Circulação (C) (valor: 4,0 pontos).
(D) Exame neurológico sumário (D) (valor: 1,0 ponto).
(E) Exposição e ectoscopia (E) (valor: 2,0 pontos).