Em uma unidade de saúde da família que implementou o acolhimento em roda, aguardam atendimento Ana, Beto, Carla e Douglas.
Ana, de 56 anos de idade, empregada doméstica, em acompanhamento por transtorno depressivo moderado, tinha aumentado a dose de fluoxetina havia 4 semanas e está pensando em suspender a medicação.
Beto, um homem jovem, está preocupado por apresentar ardência ao urinar, sintoma que tinha surgido depois de ele ter-se relacionado com uma profissional do sexo.
Carla, puérpera (parto normal), levou sua filha, de 5 dias de vida, para a primeira consulta, relatando que a bebê estava “com o olhinho remelando muito e inchado” (sic).
Douglas, idoso, em uso de sonda vesical de demora, dormia em cadeira de rodas. Conforme relato de um familiar que o acompanhava, fazia dois dias que o idoso estava sonolento, “quentinho” (sic), sem querer comer nada e com fezes amolecidas.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com a Política Nacional de Humanização e com o Caderno de Atenção Básica 28 – acolhimento à demanda espontânea (volumes I e II).