Em uma unidade de terapia intensiva, o residente interna um paciente obeso e diabético de 60 anos devido à insuficiência respiratória. Não houve um relato completo da história da doença atual e de seus antecedentes patológicos,verificando-se, apenas, febre e dor abdominal em hipocôndrio direito iniciados há 2 dias, agravando-se na últimas horas. O paciente encontra-se dispneico (FR de 28 irpm), desorientado no tempo e no espaço, hipotenso (pressão arterial: 90 x 50 mmHg), taquicárdico (FC: 127 bpm) e febril (temperatura axilar: 38°C). Ao exame do abdome encontra-se dor a palpação em ponto cístico, interrompendo abruptamente a respiração. Exames de sangue pertinentes: leucócitos = 14 mil/mm³ com desvio à esquerda; ureia de 90 mg/dl; creatinina = 1,8 mg/dl; hemoglobina = 11 g/dl; hematócrito = 33%; bilirrubina total = 5,6 mg/dl; bilirrubina direta = 3,8 mg/dl. O residente levantou as hipóteses diagnósticas e solicitou o exame ultrassonográfico do abdome: vesícula aumentada com paredes espessadas e cálculo em seu interior. Há líquido e plastrão pericolecistocólico descrito pelo radiologista. Sobre o diagnóstico aventado, é CORRETO afirmar que:
Questão
RJ - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG)
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
unidade-terapia1731590b28f
A
Sinais de descompressão dolorosa e rigidez abdominal são comuns no caso descrito, mesmo na ausência de perfuração.
B
A tríade clínica de dor em hipocôndrio direito, febre e ultrassonografia com cálculo sela o diagnóstico de colecistite aguda.
C
Sinal de Murphy é comum nestes casos e se caracteriza pela dor e pela parada da inspiração profunda durante a palpação profunda do rebordo costal direito.
D
Síndrome de Mirizzi é uma complicação rara em que o ducto cístico ou o infundíbulo da vesícula comprimem o duodeno, levando a icterícia.
E
A elevação discreta de bilirrubina total (até 5 mg/dl) é comum e necessária ao diagnóstico de colecistite, caracterizando a tríade de Charcot (dor em hipocôndrio direito, febre com calafrios e icterícia)