Em relação ao uso profilático dos antibióticos, podemos considerar como afirmativa FALSA:
Questão
PA - Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
2021
Residência (Acesso Direto)
uso-profilatico12cbc5bbb8
A
A antibioticoprofilaxia cirúrgica é uma importante medida preventiva contra a infecção de ferida, mas seu uso deve ser guiado por critérios técnicos, para não contribuir com o surgimento de cepas bacterianas resistentes e aumento dos custos hospitalares.
B
Antibiótico profilático deve ter nível sérico adequado quando da incisão da pele. Cefalosporinas de primeira geração devem ser administradas 30-60 minutos antes da incisão da pele, podendo coincidir com o momento da indução anestésica.
C
Não há consenso em relação ao prolongamento da antibioticoprofilaxia cirúrgica, sendo o principal ponto sua relação com resultados indesejados, como flora bacteriana resistente, maior custo hospitalar e ocorrência de efeitos adversos à droga.
D
O objetivo da profilaxia antimicrobiana é reduzir de forma segura e eficiente a incidência de infecção cirúrgica. Indica-se antibioticoprofilaxia cirúrgica quando a chance de infecção incisional for > 5%, ou seja, basicamente nas cirurgias contaminadas ou potencialmente contaminadas.