A utilização da Circulação Extracorpórea (CEC) é fundamental para um grande número das cirurgias cardiovasculares. Para utilização da CEC, requer-se a supressão da cascata de coagulação, e para esse fim, um protocolo deve ser assegurado antes do início da CEC. Sobre esse protocolo, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2017
Residência (Acesso Direto)
utilizaca-Circulaca47f4957143
A
Consiste na utilização de anticoagulantes cumarínicos antes do início da cirurgia, tendo como alvo uma razão normalizada internacional (RNI) entre 2, 5 e 3, garantindo assim a anticoagulação sistêmica desejada.
B
Os novos circuitos de CEC não necessitam de anticoagulação sistêmica, pois eles já vêm previamente recobertos com medicação anticoagulante.
C
Trata-se de um protocolo rigoroso de anticoagulação, que consiste na pré-mistura de 4U/ml de heparina no líquido utilizado na bomba e circuitos da CEC, além de 300 U/kg de heparina administradas ao paciente antes da canulação. O tempo de coagulação ativada (TCA) é o método de controle dessa anticoagulação e deve ser mantido acima de 450 segundos durante todo o período de CEC.
D
Consiste na administração contínua de heparina endovenosa controlada por bomba de infusão. O controle ao longo da cirurgia deve ser feito com a medida do RNI. Essa medicação deve ser mantida no pós-operatório, para prevenção de Trombose Venosa Profunda (TVP).
E
O protocolo de anticoagulação deve seguir regras rigorosas que garantam a supressão da cascata da coagulação, no entanto não há como definir tal protocolo, em virtude da diversidade de procedimentos que utilizam CEC.