A ventilação de um paciente politraumatizado pode estar comprometida por obstrução da via aérea, alteração mecânica da ventilação ou depressão do sistema nervoso central. No atendimento inicial de um paciente vítima de trauma após a desobstrução da via aérea e que não há melhora dos padrões ventilatórios, outras causas deverão ser pesquisadas. Marque a alternativa correta sobre as alterações da ventilação em paciente com a via aérea pérvia.
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2019
Residência (Acesso Direto)
ventilaca-paciente68d0f5b5b8
A
O trauma direto sobre o tórax com fratura de arcos costais provoca dor durante a mecânica ventilatória com consequente ventilação rápida e superficial podendo levar ao torpor.
B
Os pacientes idosos vítimas de trauma direto sobre o tórax com fraturas de arcos costais, representam um grupo de indivíduos que toleram bem as alterações mecânicas da ventilação e demoram para evoluir com hipóxia.
C
O trauma direto sobre o tórax com fratura de arcos costais provoca dor e limitação dos movimentos respiratórios com consequente ventilação superficial podendo evoluir com hipóxia e posterior cianose.
D
O paciente vítima de trauma torácico com uma boa oferta de oxigênio via máscara, a saturação apresentada no oxímetro de pulso de 100% representa o melhor parâmetro para avaliação de uma ventilação mecânica adequada.
E
O paciente vítima de trauma torácico direto com agitação psicomotora sugere hipercapnia, com um tratamento não adequado pode evoluir com cianose, já os pacientes torporosos evoluem para hipoxemia.