Questão
SP - Hospital Sírio-Libanês - HSL
2024
Residência (Acesso Direto)
vigilancia24c24ab1e1
Sobre a vigilância epidemiológica, um dos eixos principais e estratégicos para eliminação ou redução das doenças de importância em Saúde Pública, é correto afirmar:
A
Após quase 2 anos com baixo número de casos de dengue notificados, a partir de 2022 e nos primeiros meses de 2023, os serviços de saúde voltaram a enfrentar um aumento dos casos de dengue nas Américas.
B
Em 2021, a maioria dos óbitos em mulheres de 5 a 74 anos apresentou causas evitáveis, incluindo majoritariamente doenças cerebrovasculares, seguindo, em ordem decrescente, doenças isquêmicas do coração, diabetes mellitus, neoplasias, doenças infecciosas (pneumonia, influenza, Covid-19 e aids).
C
Dos casos confirmados e notificados de hepatites virais no Brasil, entre 2000 e 2022, a maioria refere-se à hepatite A; a ausência de casos de hepatite D ou de hepatite E justifica-se pelo país ser signatário da Estratégia Global do Setor de Saúde para as Hepatites Virais, com meta de eliminar essa doença como problema de saúde pública até 2030.
D
A hanseníase deixou de ser classificada, em 2023, como uma das vinte Doenças Tropicais Negligenciadas pela Organização Mundial da Saúde.
E
Estima-se que no primeiro ano da pandemia de Covid-19, no mundo, mais de 80% das pessoas com tuberculose (TB) tenham sido diagnosticadas, representando aumento das notificações de TB, em relação a 2019.