Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
violencia-e-problema799a054ef0
A violência é um problema de saúde pública importante e crescente no mundo, com sérias consequências individuais e sociais, particularmente para os jovens. Quando se aborda a violência contra crianças e adolescentes e a ela são vinculados os ambientes de sua ocorrência, a escola surge como um espaço ainda pouco explorado, principalmente no que se refere ao comportamento agressivo existente entre os próprios estudantes. Uma das manifestações dessa violência é o bullying escolar, sobre o qual é CORRETO afirmar:
A
Não se trata de um problema social, mediado por questões familiares e sociais, mas sim de um problema da própria escola, o qual varia de gravidade de acordo com as atitudes individuais e coletivas e com o contexto onde ocorre.
B
Por definição, compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem com motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e que são executadas dentro de uma relação de igual poder.
C
Para a ocorrência do bullying, são necessários: um cenário favorável, que envolve ambiente permissivo e tolerante, onde a convivência entre as partes seja frequente e duradoura; crianças ou adolescentes agressivos e outros submissos e solitários, e adultos negando ou negligenciando os atos de bullying.
D
O bullying pode ser classificado como direto e indireto: o direto compreende atitudes de indiferença, isolamento, difamação e negação aos desejos; o indireto é ilustrado por atos como apelidar, agredir fisicamente, ameaçar, roubar ou ofender verbalmente.