A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma violação dos direitos humanos e um problema de saúde pública. Nesse sentido, os profissionais de saúde que atendem esse público precisam estar capacitados para atuar desde o levantamento de suspeitas, confirmação do diagnóstico, até o acompanhamento e tratamento de possíveis lesões e sequelas, além da condução das medidas legais e de proteção cabíveis nestes casos, em todos os serviços de saúde pediátricos, públicos e/ou privados. Sobre essa atuação, assinale a alternativa ERRADA:
Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
violencia-sexual81609c5bb4
A
A notificação de violência interpessoal e autoprovocada de crianças e adolescentes tem caráter compulsório para todos os serviços de saúde, públicos ou privados, desde 2016 e a comunicação de casos de violência sexual às secretarias municipais de saúde deve ocorrer em até 72h após o atendimento da vítima.
B
Em relação ao atendimento médico a ser prestado, é recomendado que a criança ou adolescente vítima de abuso sexual seja atendida em um mesmo lugar pelo médico clínico e o médico legista.
C
Os profissionais da Atenção Primária à Saúde devem estar atentos para reconhecer as violências, identificar os sinais e os fatores de risco, e, também, para promover cuidado ao estabelecer vínculo com crianças e adolescentes e seus cuidadores e a assistência à saúde.
D
Para o profissional de saúde, mesmo na ausência de evidências físicas diretas da violência sexual em crianças e adolescentes, alguns sinais são relevantes para esse diagnóstico, tais como: edema ou lesões em área genital, sem outras doenças que os justifiquem, lesões de palato ou de dentes anteriores e sangramento vaginal em prépúberes.