O vírus da Febre Amarela Silvestre (FA), uma zoonose endêmica, é mantido em ambiente natural por transmissão entre primatas não humanos (PNH) e mosquitos silvestres arbóreos. No Município de Rio do Norte, no mês de janeiro, houve crescimento da população susceptível de PNH e aumento da densidade de vetores nas matas formando-se condições ideais para transmissão da FA, resultando em número maior de PNH doentes e mortos (epizootia). Esse evento sentinela desencadeou ações de vacinação com vírus atenuado, em curto espaço de tempo, na população do Município, como medida de prevenção primária e com a finalidade de diminuir a possibilidade de expansão da doença para áreas urbanas. Nesse contexto, ERROS:
Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2019
Residência (Acesso Direto)
virus-Febre-Amarela11043a87195
A
Existem na afirmação referente à relação entre vacinação e diminuição de possibilidade da expansão da doença para áreas urbanas, visto que, os vetores da febre-amarela urbana diferem daqueles da FA.
B
Existem quanto à composição (vírus atenuado) da vacina a ser aplicada na população do município, que deveria ser isenta de vírus.
C
Não existem quanto: à classificação da FA, às condições ideais para transmissão, ocorrência de epizootia e evento sentinela; porém, a ação prioritária seria a eliminação da transmissão do vírus.
D
Não existem, pois, estão corretas: a classificação da FA, a descrição das condições ideais para sua transmissão, a ocorrência de epizootia e evento sentinela, bem como, a ação desencadeada.
E
Existem apenas na ação de vacinação, em curto espaço de tempo, na população do Município, desde que, não havia ocorrência de casos humanos de FA.